terça-feira, 22 de abril de 2014

Instabilidade Brasil

Mais uma vez o Brasil vive um momento de muitas incertezas econômicas. Ano eleitoral, Copa do Mundo, inflação, taxas de juros, baixo crescimento, emprego, PIB pífio são apenas alguns dos temas que nos levam a refletir sobre o que está por vir. A ideia neste post é abordar o assunto de forma bem dinâmica, que nos leve a pensar sobre tudo que tem acontecido sem uma preocupação maior com os resultados empíricos que ficamos sabendo a cada dia.

Quero começar pelo que na minha visão é o maior problema de todos. A política no Brasil. Os políticos que deveriam ser os responsáveis pelas soluções de todos os nossos problemas cada vez mais se mostram como uma fonte inesgotável de decepção, incompetência e falta de vontade de resolver o que é preciso. Historicamente anos eleitorais refletem uma instabilidade nos mais diversos setores. Não sabemos o que irá acontecer, quem irá realmente vencer e deter o comando do futuro. O que podemos imaginar são os problemas que estão por vir. Podemos esperar de um ano como este muitas ações de quem está no governo com preocupações acima de tudo eleitoreiras. O importante é não prejudicar a imagem de quem irá estar concorrendo e para isto informações são sonegadas, relatórios e dados oficiais que podemos suspeitar, projetos paralisados ou acelerados (dependendo do interesse), reajustes de preços sendo adiados entre tantas outras situações. E a conta de todas essas ações podem ter certeza que chegará. E um novo ciclo vicioso estará começando com mais do mesmo de sempre. 

Para piorar temos uma Copa do Mundo no meio do caminho. Gastos públicos que envolvem a Copa incalculáveis. Ninguém nunca irá saber o tamanho do "investimento" público neste evento. E o retorno para o País? O legado? Bom, estão cada dia mais claras essas respostas e não preciso nem gastar palavras para tal. E olha que eu não era contra a Copa. Penso que não deveríamos ser ingênuos de acreditar que todo o investimento feito principalmente em Estádios pelo poder público seria direcionado para educação, saúde, segurança, e etc. O que eu esperava era que a Copa fosse uma oportunidade de que mesmo com a corrupção e os desvios de recursos públicos fossem acelerados muitos projetos que nunca saíram do papel e que tivéssemos algum tipo de progresso. E que o restante dos problemas o Brasil fosse com o tempo solucionando. Mas a imagem que cada vez mais se apresenta é de que a Copa foi apenas uma oportunidade gigantesca de todos que se aproveitam dos recursos públicos ganharem a sua parte e de que o real retorno para a população será mínimo. A oportunidade se foi, quem iria se corromper via política ganhou muito mais do que o usual e o legado é quase imperceptível. Aliás, não é verdade, pois num futuro muito breve a conta irá aparecer e quem terá que assumir somos todos nós.

Falando do nosso momento econômico mais diretamente vivemos um cenário de inflação estourando o limite estabelecido e que ao meu ver na realidade já passou tem um bom tempo, apenas não é oficializado pelas apurações "oficiais" dos órgãos competentes. Crescimento econômico sempre muito abaixo da expectativa e das projeções oficiais. PIB pífio. Aumento do desemprego gradual. Falta de infraestrutura cada vez mais presente no nosso dia a dia. E as taxas de juros que vivem um momento de escalada constante. Se fazem valer da taxa de juros para controlar a inflação e assim travam ainda mais o nosso crescimento. É um ciclo vicioso que não nos deixa sair do lugar.


Para finalizar, o Brasil vive mais uma vez o seu eterno retrato. Vejo que muita responsabilidade da falta de políticas públicas de longo prazo. Políticas e reformas de boa fé. Se tivéssemos boa vontade de quem administra com certeza teríamos percalços, mas com ajustes iríamos progredir. O problema é que os interesses individuais até hoje se sobressaem. E assim não saímos do lugar. O que concluo cada vez mais é que nossos bons momentos são muito mais reflexos de fatores externos do que de algo que é feito aqui dentro. Este ano e os que estão por vir são de muita prudência e planejamento para quem quer investir e progredir, pois temos muitas contas a vencer de tudo que está acontecendo.

Um abraço,

Renan Abella Würfel 
Economista
Instituto de Solução Financeira - Crédito Orientado
Uberlândia - Minas Gerais
34-3292 5200

Nenhum comentário:

Postar um comentário